quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ferreira Gullar lança dois livros no Rio de Janeiro

Photobucket


Prestes a completar 80 anos, o poeta Ferreira Gullar, Prémio Camões 2010, acaba de lançar dois livros, "Em Alguma Parte Alguma" (Editora José Olympio) e "Zoologia bizarra" (Editora Casa da Palavra). O lançamento ocorreu na noite desta quarta-feira (1º), em uma livraria do Leblon, zona sul do Rio de Janeiro e marca o encerramento de um jejum de onze anos do autor sem publicar poesias. Seu último livro no gênero foi "Muitas Vozes", de 1999.

Além de poeta, Gullar, que faz 80 anos no dia 10 de setembro, também é conhecido pela crítica de arte e dramaturgia. Ele ainda escreveu ensaios, crônicas, memórias e até ficções curtas. Em 2007, foi vencedor do Prêmio Jabuti. É também ganhador, pelo conjunto de sua obra, do Prêmio Machado de Assis, a maior honraria da Academia Brasileira de Letras.

Photobucket


Na sessão de autógrafos, o escritor falou um pouco da origem do novo livro, de sua falta de método para criar e do que pensa sobre poesia.
O escritor disse discordar da ideia de que fazer poemas seja um ato doloroso. Para ele, o poeta pode até criar algo a partir da dor, mas sente prazer quando consegue transferi-la para o papel. "O poeta escreve para se livrar de uma emoção. Ninguém consegue ficar emocionado o tempo todo", disse.

De acordo com ele, esta dor é um elemento que ajuda o leitor a se identificar com o texto, já que ele reconhece um sentimento que também viveu transfigurado nos versos.

Em sua fala, Gullar se entusiasmou ao defender a ideia de que os poetas estão mais próximos da verdade. Para o escritor, ao contrário dos filósofos que precisam apresentar coerência em seu raciocínio, poetas têm liberdade para entrar em contradição o tempo todo, uma vez que seu compromisso é apenas com o que estão sentindo.

O livro "Zoologia Bizarra" reúne colagens de papel e cartolina em forma de animais feitas pelo autor. Com "Em Alguma Parte Alguma", Gullar se renova. segundo o autor, o livro nasceu por acaso, numa viagem recente ao Chile, primeira desde que ele deixou o exílio para voltar ao Brasil. "O que me impressionou ao chegar a Santiago foi ver que a cidade em que eu vivi não existia mais. Desse estranhamento partiu minha escrita". disse Gullar.

Fonte: Folha On Line


Cris Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário