quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Bem-vindos ao Blog da Galera que Lê!


Bom galera,

Meu nome é Cristina e sou uma jornalista apaixonada por livros, arte e cinema. Sou casada e tenho um filho de 4 anos que já estou iniciando no mundo da literatura. Ele adora as histórinhas dos Três Porquinhos e da Chapeuzinho Vermelho. Um fofo! (mãe babona falando). Passo a maior parte do meu dia na internet. Leio de tudo, de jornais a blogs, tudo o que passa na minha frente eu devoro.

Criei este blog para falar sobre livros, lançamentos, mercado editorial, eventos e concursos, enfim tudo o que rola no meio literário. Mas o assunto de maior destaque será os novos autores brasileiros. Não deixaremos de falar, é claro, dos grandes escritores, dos livros estrangeiros, mas nosso foco é valorizar uma galera cheia de talento que não encontra espaço na mídia para divulgar o seu trabalho.

Sabemos como a vida de um escritor é difícil. Além de passar por toda a etapa de produção do texto, o autor precisa se preocupar em encontrar uma editora que publique o seu livro. As grandes editoras recebem, diariamente, dezenas, centenas de originais e abrir a porta para um autor brasileiro desconhecido é muito difícil (mas não impossível). Depois de publicado, o autor precisa ainda fazer com que esse livro venda e muitas vezes o sonho de se tornar um escritor conhecido parece distante.

Ao meu ver a melhor forma de fazer com que escritores iniciantes sejam reconhecidos é ler a obra de escritores desconhecidos. A maioria das pessoas acha que só livros estrangeiros fazem sucesso e quando você pergunta sobre livros brasileiros surgem nomes de grandes escritores ou de clássicos da literatura nacional. Antes que alguém lance uma crítica em prol dos grandes mestres das letras, explico que não estou fazendo aqui nenhum movimento contra a leitura e sim a favor dela. Quem gosta de ler e quem quer se aventurar pelo mundo da escrita tem que ler de tudo, até bula de remédio, mas principalmente tem que estudar, estudar muito. Ler poesia, romance, ficção, comédia, quadrinhos; ler de Machado de Assis a Paulo Coelho. E também ler autores desconhecidos. Ler e indicar, pois só assim criaremos uma nova cultura que permitirá que os novos escritores tenham um espaço maior nas livrarias.


Pois bem, se você é um escritor iniciante leia e divulgue seus colegas iniciantes. Vamos formar um movimento de apoio mútuo. Aqui neste espaço você vai conhecer o trabalho de escritores que amam e se dedicam ao que fazem. Espero que gostem e apoiem este blog.

Críticas, sugestões e afins deixe seu comentário ou envie um e-mail para: galeraquele@gmail.com

Beijos
Cris Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário