segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cosplay - a fantasia que vira realidade

Photobucket
Fala Galera!

O programa Tudo é Possível, da Record, apresentou uma matéria muito interessante sobre cosplay. Eu fiquei completamente encantada e resolvi colocá-la aqui no blog. Confesso que não tinha a menor idéia que vestir a roupa de personagens dos quadrinhos significava praticar cosplay e por isso pesquisei mais sobre o assunto. Segue a matéria:

Segundo o site Cosplay Brasil, a maior comunidade brasileira de praticantes e simpatizantes do hobby, o termo cosplay é a contração das palavras em inglês costume (traje/fantasia) e play / roleplay (brincadeira, interpretação). Pode-se entender como o ato de se fantasiar como seu personagem preferido (de anime, mangá, live-action ou games orientais) e agir como ele. Atualmente existem milhares de cosplayers - nome que é dado aos praticantes de cosplay - espalhados pelo mundo e os maiores eventos que reúnem fãs do hobby chegam a alcançar um público de mais de 40 mil pessoas. A semelhança entre os praticantes e os personagens é impressionante e nos últimos anos os cosplayers têm sido uma das principais atrações de eventos de anime.

Photobucket


Ao contrário do que se imagina, o cosplay não foi criado no Japão. O primeiro cosplay conhecido foi apresentado por Forrest J. Ackerman em 1939, durante uma convenção de ficção científica nos Estados Unidos. Ele e uma amiga compareceram ao evento fantasiados. Ele com uma vestimenta de piloto espacial, que chamou de "futurecostume", e ela criou uma versão do vestido do filme "Things to Come", baseado na obra de H.G. Wells. Desde então, a prática cresceu e se tornou anual através de concursos e eventos. Com a popularização do anime nos anos 90, o cosplay tornou-se popular no mundo todo e hoje é uma tradição e um hábito que se espalhou por todos os tipos de convenções, a envolver séries ou personagens, principalmente as de Jornada nas Estrelas (Star Trek) e Guerra nas Estrelas (Star Wars).

Photobucket

Existem diversos concursos de cosplay espalhados pelo mundo. O Anime Friends, organizado pela Yamato Cosplay Cup é o maior do Brasil. Mundialmente, o maior evento de cosplay é o World Cosplay Summit (WCS), no Japão, com participação de pessoas do mundo inteiro. É uma atividade lúdica da qual podem participar crianças, adolescentes e até mesmo adultos, sem restrição de idade, sexo ou condição social. Um dos principais objetivos desse passatempo é se divertir e fazer novos amigos, mas alguns cosplayers levam a coisa tão à sério que chegam a gastar mais de R$ 1.000,00 em roupas e acessórios.

Photobucket


“Aos olhares desavisados a brincadeira pode parecer um tanto excêntrica, muitas vezes retratada de forma indevida e repleta de estereótipos sobre o perfil daqueles que a praticam. No entanto basta conhecer esse universo mais a fundo para perceber que seus praticantes revelam-se pessoas comuns, que tem um dia-a-dia tão normal quanto qualquer outro. O que os diferencia no entanto, é sua capacidade de trazer para a realidade momentos e figuras do mundo da fantasia e ficção que causam tanto fascínio entre o público. Longe de serem reclusos e isolados, os adeptos do cosplay mostram-se, em geral, altamente sociáveis; ao contrário de uma atividade meramente escapista, a prática do cosplay exige preceitos sólidos e concretos, como organização, capacidade de superar desafios, explorar a criatividade e o potencial artístico nas caracterizações.” (Site Cosplay Brasil)

Photobucket


Photobucket





Quem quiser conhecer um pouco da história do cosplay, basta acessar a página do site Cosplay Brasil. Lá você encontra fotos, vídeos e informações sobre as competições.

Visite também o nosso canal no Youtube e veja outros vídeos.

Fotos: Divulgação Internet

Bjssss e até a próxima!
Cris Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário