sábado, 18 de dezembro de 2010


Leite Derramado – Chico Buarque

Aos sessenta e cinco anos de idade, em pleno domínio de sua linguagem e talento, Chico Buarque publica Leite derramado. Um romance ocidental moderno de cento e noventa e cinco páginas (pela editora Companhia das Letras) onde as memórias de um velho em seu leito de hospital se transformam em histórias dirigidas às enfermeiras, aos médicos, à sua filha e a quem mais queira ouvir.
Francisco Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro, no ano de 1944. Cantor, compositor e escritor, publicou as peças Roda Viva (1968), Calabar (1973), Gota d’água (1975), e Ópera do malandro (1979); a novela Fazenda modelo (1974) e os romances Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003) e Leite derramado (2009).

O livro se passa na época atual, onde Eulálio, um velho centenário membro de uma tradicional família brasileira discorre sua vida para quem estiver interessado. Ele desfia a história de toda sua linhagem passando por seus ancestrais portugueses, um barão do império, um senador da Primeira República, seu casamento com a mulata Matilde, sua desilusão amorosa, sua filha, neto, dando uma passadinha na tomada dos militares pelo poder, seu bisneto, até chegar ao seu tataraneto, um garotão que vive no Rio de Janeiro atual. Uma vida familiar marcada pela decadência social e econômica do narrador em primeira pessoa, Eulálio, tendo como plano de fundo a história do Brasil nos últimos dois séculos.
Um livro envolvente e interessante, onde cada página faz o leitor imaginar o que vem por aí. Vale à pena dar uma olhadinha.

Por Gabriella Zagne

Nenhum comentário:

Postar um comentário