quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O menino do pijama listrado - John Boyne



John Boyne é um romancista Irlandês, nascido em abril de 1971. O menino do pijama listrado é o terceiro dentre seus sete livros. Traduzido por Augusto Pacheco Calil, 192 páginas, publicado aqui no Brasil pela editora Companhia das Letras. O menino do pijama listrado vendeu pouco mais de cinco milhões de cópias em todo o mundo e recentemente foi adaptado para o cinema. Este livro de Boyne ganhou dois Irish Book Awards.

A história se passa em plena década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial. Bruno é um menino de nove anos que vive uma infância normal e feliz em uma grande casa com sua família em Berlim, sem saber o que acontece no mundo lá fora.

Um dia quando chega da escola, descobre que irão se mudar por conta do emprego do pai que para ele sempre fora um mistério. Bruno e sua irmã nunca tiveram a liberdade de entrar no escritório do pai, um homem extremamente rigoroso que segue ordens diretas de Hittler. Mas disso, eles nada sabem, eles nada entendem.

A chegada na nova morada é fatigada para o narrador em primeira pessoa, Bruno. A princípio ele não gosta de nada, sente falta dos amigos e da casa onde morava. Ao observar seu quintal, Bruno descobre que dele pode ver um local onde todos se vestem com a mesma roupa listrada, um local que ele nunca vira antes, um local onde as crianças não brincavam. Sem nem ao menos desconfiar, Bruno está vendo, pela primeira vez, um campo de concentração. Ao explorar as redondezas ele acaba indo parar no lugar que vira antes da janela de seu quarto. Ao se aproximar acha um menino sentado ao lado da grade que separava sua casa do campo, usando o curioso uniforme listrado. Desta descoberta surge uma amizade que rende outras visitas ao seu mais novo amigo. Uma idéia inusitada acaba levando ambos a um fim que deixa o leitor com um nó na garganta.

Um livro triste e extasiante. Uma história onde o Holocausto é visto pelos olhos de uma criança. Não é um livro que conta a história da Segunda Guerra Mundial, mas a história da amizade entra dois meninos, Bruno e Shmuel. Onde o clímax da história coincide com o fim do livro e da história de Bruno.

Por Gabriella Zagne

Um comentário:

  1. Gostei do que você escreveu sobre este livro e isto me despertou a vontade de lê-lo também.

    ResponderExcluir